Biologia

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pulmão do Planeta

Embora alguns estudiosos discordem dessa comparação, a floresta amazônica é considerada o pulmão do planeta. Segundo eles, chamar as florestas tropicais de "pulmão do planeta" é um equívoco e há várias motivos contrários a essa comparação, por exemplo: O pulmão é um órgão que absorve oxigênio e elimina gás carbônico, ou seja, "produz" gás carbônico.
Outro fato é que a maior parte da produção do oxigênio que respiramos provém de micro-organismos (algas e cianofíceas) e que sua produção de oxigênio por fotossíntese supera em muito o seu consumo pela respiração. Enquanto que nas florestas tropicais o oxigênio produzido pela fotossíntese durante o dia (fase clara) é consumido em grande parte à noite (fase escura) pela respiração das mesmas.
Apenas florestas que ainda estão em desenvolvimento produzem mais oxigênio do que consomem, e as florestas tropicais em sua grande maioria já estão em processo de estabilidade ecológica. Contudo, as imagens de satélites em movimento, demonstram que existe um grande processo de respiração da floresta que é responsável pela formação de nuvens que leva as chuvas para a parte central da América do Sul. Nesse sentido a floresta é comparável a um organismo vivo que respira.


Israel Lima Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário