Biologia

sábado, 28 de agosto de 2010

Perda da Biodiversidade

É válido prestar atenção ao “Terceiro Panorama Global da Convenção da Biodiversidade”, lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), revelando que os governos não cumpriram com a promessa de proteger a biodiversidade de seus países. Por consequência, muitas espécies de plantas e animais estão gravemente ameaçadas. De acordo com o relatório, a perda da biodiversidade biológica não só é constante, como também está se agravando. Vale acrescentar, que o ano de 2010 foi definido pela ONU como o Ano Internacional da Biodiversidade. Em virtude disto, foram analisados os esforços dos países signatários, inclusive o Brasil, “para uma redução significativa do ritmo atual de perda da biodiversidade em nível mundial, regional e nacional, como contribuição à redução da pobreza e em benefício de todas as formas de vida da terra”. A constatação foi que as ações foram insuficientes. “Apesar de os governos terem manifestado vontade de dar um basta na perda da biodiversidade, os resultados foram patéticos. A biodiversidade está sendo perdida em uma velocidade assustadora. Hoje, já temos mais de 400 espécies ameaçadas e este número é impreciso”, afirma o documento. De acordo com  ONU, a perda da biodiversidade vem se intensificando por cinco fatores: destruição dos habitats, que são convertidos na maioria das vezes em plantações; mudanças climáticas; poluição; exploração não sustentável e introdução de espécies invasoras em diferentes ambientes. Entre estes, a destruição dos habitats se converteu no problema mais sério. O relatório da ONU esclarece a existência de outros problemas como a extinção, no século passado, de pelo menos 31 espécies de aves; a diminuição da diversidade genética de diferentes tipos de cultivo e de rebanhos; a rápida deterioração dos corais; a situação de perigo de extinção de um quarto das espécies vegetais, entre tantas outras situações alarmantes que necessitam de ações urgentes.



Luiza Thais & Karla Bianca

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O que seria ecologia?!?

Entrevistando meu pai, perguntei a ele o que seria ecologia, e o que ele tinha a dizer sobre este tema!

A ecologia é a ciência que estuda o lugar onde se vive, as interações entre seres vivos com o meio ambiente. O que se tornou algo um tanto banalizado pelo ser Humano.
O homem por sua vez, por se achar a mente mais evoluído, acaba interagindo de forma egoísta com o meio em que vive, acreditando ser o dono da natureza, acabou destruindo e deixando a vida no planeta um tanto complicada, por trata-se de algo totalmente recíproco.
O homem plantou a destruição e agora colhe o mesmo, pois a natureza o responde com o caos.
 

Rafael Barros da Cruz

Por: Jessika Cruz

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Biosfera *.*

Vou comentar sobre um dos principais temas que estamos estudando nas aula da professora Geíza,BIOSFERA.Se pararmos para nos perguntar o que seria biosfera sera que todos seriam capazes de responder de forma correta? sinceramente acho que para muitos seria dificil de dar a resposta correta, pois nem todos tem a noção exata do que seja biosfera!Mas nas aula ministradas vimos que bisfera é resumidamente  a porção da Terra onde a vida se faz presente. Envolve a crosta terrestre, as águas, a atmosfera e, hoje, sofre alterações significativas, rápidas e desastrosas, com a destruição sistemática de seus habitats e recursos naturais de que depende a comunidade planetária.A Biosfera como o espaço total de vida da Terra, poder ser considerado o maior sistema que representa o planeta.Um sistema é um conjunto de partes que interagem entre si.

Luiza Thais

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Desastre de Balbina

A usina de Balbina começou a funcionar em 1988, mas desde o início das obras foi criticada por ter um alto custo e ter causado o maior desastre ambiental da história do Brasil. O reservatório de Balbina tem 2.430 Km² , e inundou uma grande área da floresta amazônica e matou diversos animais. Os ribeirinhos não puderam mais usar a água, que ficou poluída e ácida devido ao aprodrecimento das árvores.






A Usina Hidrelétrica de Balbina está localizada no Rio Uatumã, no município de Presidente Figueiredo, Amazonas. Possui 5 unidades geradoras, cada uma com capacidade de geração de até 50 megawatts de energia elétrica, totalizando 250 megawatts. A energia gerada não atende sequer a demanda da cidade de Manaus.


       

                                                                                                                    Bruno Canto Nunes

O Fenômeno das Terras Caídas


fenômeno das terras caídas
As águas do rio Amazonas provocam o desprendimento das terras das margens, levando-as para outros lugares. Esse fato é conhecido como o fenômeno das terras caídas.
Este  fenômeno é melhor observado na região amazônica especialmente no rio Madeira, devido a velocidade de sua correnteza, este proporciona o melhor local de estudo para este fenômeno.








Jairlyson Silva de Souza  o Tekinho ^^

Poluição dos rios

Além da poluição atmosférica a cidade sofre também com o aumento poluição hídrica em seus dois principais rios, o Rio Negro e o Rio Solimões. Atualmente o rio Negro passa por um programa de despoluição que dura alguns meses. O processo de expansão urbana nas últimas décadas aliou especulação imobiliária, esvaziamento das áreas centrais e precariedade nos novos loteamentos; desta forma, devido à dificuldade de aceder à terra urbana qualificada em áreas centrais, milhares de famílias viram-se obrigadas a ocuparem regiões ambientalmente frágeis - como as de mananciais.Ex:Hotel tropical

Luiza Thais

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Um curioso fenômeno natural.

 Olá! Bom no último dia 09.08.2010 a aula de geografia abordou o tema: Hidrografia da Amazônia e neste post resolvi aprofundar mais um assunto que sempre me chamou atenção e que esteve presente na aula: o choque entre as águas do rio e oceano que podem atingir até 5 metros de altura e é conhecido como fenômeno da ''Pororoca''.
 O fenômeno da Pororoca que ocorre na região Amazônica, no rio Amazonas, é formado pela elevação súbita das águas junto à foz, provocada pelo encontro das marés ou de correntes contrárias, como se estas encontrassem um obstáculo que impedisse seu percurso natural.
 E com certeza esse fenômeno é uma grande atração despertando a curiosidade de muitos, inclusive já foi passado diversas reportagens na mídia sobre ele e até mesmo surfistas profissionais vem a região especialmente para conhecer e ''surfar'' sobre a pororoca. Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esse fenômeno! Bjs.

              Pororoca :
 Ariane Leite.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Biografia10

Infelizmente , apenas hoje foi possivel a criação do blog.Tivemos muita dificuldade em escolher o nome, e isso atrapalhou bastante ,mas enfim chegamos a uma conclusão e decidimos que seria:BIOGRAFIA, e a junção das iniciais de biologia com geografia.Ao findar desta semana postaremos os assuntos que estamos estudando nas aulas de geografia com a professora Willcilene Correia e de biologia com a professora Geisa Menezes,estamos um pouco atrasados devido a indecisão do grupo, mas correremos atras para postarmos o que estara sendo cobrado.

Luiza Thais